sábado, 21 de novembro de 2009

GRAVIDEZ e TOXOPLASMOSE: Desvendando Mitos

ADOTE UM GATINHO!!!

Gravidez e toxoplasmose: desvendando mitos

Veja o que é verdade ou não no perigo de grávidas conviverem com os felinos

Por Marisa Moraes


Um casal é feliz com seus dois gatinhos. Ai ela engravida e a primeira recomendação do seu médico obstetra é: “livre-se do seu gato, ele pode transmitir toxoplasmose, doença que vai matar o seu bebê”. Infelizmente, trata-se de um profissional desinformada das novidades da pesquisa acadêmica que, como contamos na reportagem anterior, há muito deixou de considerar o gato o principal vetor de transmissão da doença.

De fato, o contágio pela toxoplasmose durante o período de gestação pode causar aborto, má formação fetal, sequelas neurológicas e problemas oculates. Como a maioria das pessoas atribui de cara somente ao felino a culpa pela transmissão da doença, a maioria das mulheres grávidas se preocupa apenas com a presença de gatinhos em casa e ignora outros fatores muitos mais perigosas, como a devida higiene no trato com carnes na cozinha, por exemplo.

Hoje já se sabe que as futuras mamães podem conviver tranquilamente com seus animaizinhos de estimação sem correr risco algum de contrair a doença, tomando certos cuidados e adquirindo alguns hábitos de higiene bastante simples.

Normalmente os médicos ginecologistas e obstetras solicitam um teste sorológico de toxoplasmose para as futuras mamães. Se possível, o teste sorológico deve ser feito antes da gestação. A sorologia pode ser feita também nos gatinhos.

O casal Ana Paula e Daniel, por exemplo, fez a sorologia neles e na gatinha July, para garantir tranqüila durante a gestação de Sofia, hoje com 4 anos. “Achamos melhor garantir, mas mesmo que o resultado fosse preocupante, a July ficaria conosco. Tomaríamos os cuidados necessários, mas nunca daríamos nossa gatinha”, afirma Ana Paula.

O resultado sorológico positivo indica que o indivíduo (mulher e/ou gatinho) já teve contato com o Toxoplasma gondii anteriormente e que, provavelmente, é imune à doença. Se a mãe já estava infectada antes da gestação, o feto estará protegido da infecção.

A realização da sorologia da toxoplasmose nos gatinhos da casa, pode ajudar a determinar quais ações vão ser tomadas para proteger a futura mamãe e seu bebê. Se o resultado da sorologia for “não reagente” significa que o gatinho nunca teve contato com o parasita. Neste caso, alimentar o gatinho somente com ração apropriada e água limpa, e manter o animalzinho dentro de casa, praticamente eliminam o risco de contágio.

As recomendações do Dr. Carlos Roberto Izzo, médico ginecologista especializado em reprodução humana em São Paulo, para as futuras mamães que tenham gatinhos, é que elas não limpem as caixinhas sanitárias. “Esta tarefa deve ser designada a um outro membro da família ou a futura mamãe deve usar luvas grossas”, conta o médico.

Ele recomenda também que o gatinho não frequente o quarto e, principalmente a cama, da gestante e que não seja permitido ao felino subir nas pias da cozinha e banheiros pelo possível risco de contaminação da comida ou utensílios.

Angélica Klaussner, médica veterinária responsável pelo tratamento de todos os gatinhos do Adote um Gatinho, recomenda também que a gestante passe para outra pessoa da família limpar a caixinha sanitária dos gatinhos. Caso isso não seja possível, ela recomenda que a futura mamãe use luvas de borracha ao executar esta tarefa e que, em seguida, as lave com água e sabão.

O médico veterinárioRoberto Dela Madrid Gomes, concorda que certos cuidados devem ser tomados, pois a prevenção é o melhor remédio. Comenta, porém, que não se pode exagerar e criar um mito ao redor da questão. Ele recomenda, para os casos dos gatinhos portadores da doença, que os cuidados sejam redobrados. “Afastamento temporário do animal, somente em último caso e abandono, nunca”, afirma o médico. “Não é preciso e, pelo contrário: animais e bebês podem conviver e fazer muito bem um ao outro”, conta.

A veterinária Cristiane S. Martins conlcui, no capítulo ‘’Zoonoses Felinas: Mitos e Verdades’’ do livro Medicina e Cirurgia Felina, que uma série de medidas simples deveriam ser tomadas para evitar o contágio com a toxoplasmose mas muitas vezes são ignoradas pois se leva apenas em consideração a presença de gatos na casa.

Diz, ainda, que diversos estudos têm demosntrado que possuir um gato como animal de estimação, ter contato com gatos perto de casa ou trabalhar com gatos num hospital veterinário, por exemplo, não aumenta a chance de contrair a doença.

Observando todos esses aspectos, dá pra ter a certeza de que a recomendação de eliminar o gatinho é fruto de ignorância e desinformação. E tenha muito cuidado: a mídia não costuma se informar sobre o assunto e ajuda a disseminar o mito. A revista Viver Bem, da Natura, por exemplo, publicou na sua edição de Abril uma dica que dizia que grávidas não deveriam conviver com gatos. Notificada sobre o assunto, a empresa reafirmou a posição. O Adote um Gatinho lamenta esse tipo de postura e recomenda cuidado com o que a mídia e as grandes companhias dizem. Informe-se com seu médico e com seu veterinário e mantenha sempre o seu companheiro com você. Um amor de gato é pra sempre, não se esqueça.

Lembre-se dos hábitos simples que garantem a não-contaminação da toxoplasmose:

  • Lavar muito bem as mãos com água e sabão após o contato com carne crua;
  • Lavar superfícies como pias, tábuas de carne e outros utensílios com água e sabão;
  • Antes de ser consumida a carne deve ser cozida (considera-se que o preparo da carne em microondas não é eficaz, devido ao cozimento desigual);
  • Evitar o hábito de experimentar a carne durante o cozimento ou embutidos caseiros em fase de maturação;
  • Frutas e verduras devem ser cuidadosamente lavadas pois podem estar sujas com terra contaminada;
  • Usar luvas durante as atividades de jardinagem e lavar muito bem as mãos logo após;
  • Limpar diariamente a caixa sanitária do gato, pois assim as fezes são removidas antes que os ‘’ovos’’ possam se tornar contaminantes;
  • Não alimentar os gatos com carne crua ou parcialmente cozidas, vísceras ou ossos e não permitir que saiam de casa para que evitem o hábito da caça;
  • Combater vetôres mecânicos (baratas e outros insetos);
Eu amo gatos!!!
Eu(Michelle), tenho dois gatos machos castrados: O Muriel que tem 4 anos e o Sebastian de 3 anos, mas desde que eu me casei eles ficaram na casa da minha mãe que é aqui perto; pois onde moro não tem quintal e a casa é pequena, já na minha mãe a casa é grande e tem quintal onde eles ficam, mas sempre que posso vou lá vê - los e eles me transmitem uma paz enorme, amo esses dois!!! Aqui vai uma fotinha deles:

Mais presentinho da vovó materna Izabel:

Que lindinho!!!!
Fiquei muito alegre, pois no dia que ganhei estava meio passando mal, depois que tomei a vacina de reforço de Tétano, só depois de 2 dias melhorei.
Foi bacana o presentinho.
Bjimmmm

Presentinhos:

Papai nos fez esta surpresa, como ele comprou pelo site e ainda não sabia o sexo do baby, comprou esta cor neutra, mas agora que sabemos que é uma menininha iremos colocar detalhes com cores femininas, rsrsrsrs...
Ele chegou esta semana mas ainda não tirei foto dele, falta monta -lo, esta foto é do site que meu bem comprou o carrinho.
Adorei!

19 SEMANAS

Parabéns! Você chegou à metade da gravidez. Nas próximas semanas, a barriga vai crescer ainda mais rápido, por isso não se surpreenda se notar que está com menos pique. Caso não se aguente de vontade de tirar uma soneca à tarde, faça de tudo para dar um jeito e descansar.

Seu bebê já começou a engolir o líquido amniótico, e os rins continuam produzindo urina. O cabelo está começando a aparecer.

O desenvolvimento sensorial chega ao auge esta semana. Os neurônios ligados a cada um dos sentidos -- paladar, olfato, audição, visão e tato -- estão se desenvolvimento em suas áreas específicas do cérebro.

A produção de células nervosas diminui, e as células já existentes aumentam de tamanho e formam conexões mais complexas. Se você está esperando uma menina, ela tem mais ou menos 6 milhões de óvulos nos ovários. Quando nascer, esse número terá diminuído para por volta de 1 milhão.

Você chegou à metade da gestação! Agora que está entrando na 20a semana, seu útero chega até o umbigo, e deve crescer cerca de um centímetro por semana. Essa medição normalmente é feita pelo médico com uma fita métrica nas consultas.

Não há dúvida de que você está sentindo os chutes e as cambalhotas do bebê. Às vezes fica até difícil dormir com tanto movimento.

O período que compreende as próximas dez semanas deve ser o de mais agitação física para o bebê, pois depois disso o útero começa a ficar apertado para tamanha movimentação.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

É MENINA

Estou de 18 semanas(4 meses), fui fazer o ultrassom obstetrico para saber o sexo do bebê,
mas adivinhem só, o baby estava de pernas cruzadas, rsrsrs;
daí meu ginecologista tentou de todas as formas para que ela descruzasse as pernas, deu umas pancadinhas na minha barriga e nada, como ele é muito meu amigo, é meu ginecologista desde os meus 13 anos, ele me fez uma gentileza, mandou eu tirar a calcinha e me fez uma ultrassom Endovaginal.
Ela estava ainda de perninhas cruzadas, daí ele deu umas cutucadas na placenta ela se movimentou e deu para ver a pererequinha dela direitinho, linda demais(agora é linda né, quero ver quando ela crescer e os marmanjos começarem a rondar minha casa, se eu vou achar lindo, rsrsrsrs)...
Emfim, graças a Deus está tudo bem e tirando a enxaqueca estou curtindo muito, e o papai dela também que empolgou tanto que antes mesmo de ter certeza que era menina, chegou aqui em casa com uma camiseta bordada com o nome dela, foi lindo demais esta surpresa, fiquei muito emocionada(depois irei postar a foto dessa camisa, daí vcs saberão o nome da minha filha).
Ele está muito feliz dizendo que agora vai ter duas mulheres para paparicar ele, kkkkkk, é demais né gente, kkkkkkk!
Um grande beijo em vcs!!!

Obs: Como demorei aparecer por aqui, tem muitas novas postagens aí mais abaixo, deem uma olhadinha!

Adorei, kkkkkk


Adorei a frase deste Body que ganhei:

Papai Cansado? Mamãe Estressada?
Ligue: 0800 Vovó

rsrsrs....
Bjim!

Presentinhos:

Presentinhos da Vovó Izabel(materna)!!!
Obrigada!!!

Presentinhos:

Estou comprando aos poucos, mas tudo de neném é uma gracinha né gente;
quando fiz o ultrassom com 3 meses para ver a Translucencia Nucal(graças a Deus deu tudo normal), o meu ginecologista disse que parecia ser menina, mas que não era certeza.
Daí me empolguei quando fui na Feira da Gestante aqui em Goiânia e comprei algumas roupinhas com tendencias mais para menina, rsrsrsrs...
E comprei esse medidor de tamanho da Lilica Ripilica(mede a estatura da criança a medida que ela for crescendo) de pendurar na parede do quartinho, foi paixão a primeira vista, nem sei se vai combinar com a decoração do quarto do neném, porque se for menina mesmo acredito que o quartinho vai ser lilás, ainda não decidi.
Bjim !!!

ENXAQUECA


Me Desculpem a demora em aparecer por aqui, mas minha enxaqueca não estava deixando, inclusive agora estou com dor de cabeça mas está suportável.
Estava com saudade de postar tem tantas coisas para dizer!!!
Se vcs souberem de remedios caseiros ou coisas que posso fazer para melhorar essas dores de cabeça, me digam por favor!!!
Obrigada pelo carinho de vcs!
Bjim!!!