segunda-feira, 21 de junho de 2010

Não aos produtos que contém Bisfenol - A




O bisfenol-A é usado na fabricação do plástico. Segundo pesquisas, pode provocar puberdade precoce, câncer, alterações no sistema reprodutivo e no desenvolvimento hormonal, infertilidade, aborto e obesidade. Por conta disso, já foi banido da Dinamarca, Canadá e Costa Rica. Na França, o projeto de lei de proibição do bisfenol-A já foi aprovado no senado e aguarda a passagem para a próxima instância. Nos Estados Unidos, vários estados e cidades já proíbem o uso do químico em produtos infantis. Mas e o Brasil?

Por aqui, a Anvisa continua liberando o uso de bisfenol na fabricação de mamadeiras, copinhos, pratinhos e brinquedos. E é por isso que criamos esse selo.Queremos, assim como foi no Canadá, a partir de uma revolução feita por mães, pedir a proibição do bisfenol nesses produtos.

O que é bisfenol-A (BPA)?
O bisfenol-A é um produto químico usado na fabricação de plásticos. O BPA também é utilizado no revestimento interno de quase todas as latas de alimentos e bebidas, inclusive em latas de fórmula para bebês.

Por que o bisfenol A é usado em recipientes de comidas e bebidas?
Porque ele é transparente, forte, leve e duradouro e torna o plástico mais resistente a rachaduras. O revestimento de BPA usado no interior de latas de comida e bebida evita que as latas enferrujem.

O contato com o bisfenol-A traz riscos à saúde?
Nos últimos 10 anos, estudos com animais realizados em laboratório sugeriram que quantidades mesmo muito pequenas de bisfenol-A podem ser prejudiciais para a saúde, afetando principalmente o desenvolvimento de bebês e crianças pequenas.

Quais são os possíveis perigos do bisfenol-A para a saúde?
Os perigos incluem alterações no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê (função da glândula tiroide e crescimento do cérebro); mudanças no comportamento e no desenvolvimento do intelecto (hiperatividade e agressividade). O bisfenol-A também foi associado à obesidade, problemas cardíacos, diabetes, câncer, puberdade precoce e tardia, abortos, infertilidade e anormalidades no fígado. Pesquisas já associaram o químico a problemas sexuais em homens, como a diminuição da qualidade e da quantidade de esperma.

Como estamos expostos ao bisfenol A?

Bebês e crianças: há duas formas mais comuns de contato com o BPA:


1 – O BPA pode ser transmitido para criança através do consumo de alimentos ou bebidas acondicionadas em plástico, como mamadeiras, copinhos, pratinhos e talheres. É importante salientar que o aquecimento da mamadeira leva a um maior desprendimento do bisfenol-A, no entanto, em mamadeiras de plástico a migração vai acontecer independe dela ser aquecida ou não.

2. O BPA também pode migrar de latas, como as de leite em pó, e assim ser ingerido pela criança. É cientificamente comprovado que o bisfenol-A passa pela placenta e a contaminação do feto ocorre sempre que a mãe ingerir um produto que esteve em contato com o químico.

Adultos: Pela ingestão de alimentos ou bebidas provenientes de latas, recipientes plásticos usados para guardar alimentos na geladeira, garrafas (squeezes) e garrafões.

Como evitar o contato com o bisfenol A?

- Consuma frutas e hortaliças frescas. Ao comprar conservas prefira as de vidro.

- Não aqueça comidas ou bebidas em recipientes de plástico.

- Rejeite qualquer recipiente de plástico que estiver velho, gastou ou turvo. Isto inclui garrafas d’água. Para acondicionar alimentos prefira os de aço inox, cerâmica ou vidro.

Como proteger o meu bebê do bisfenol A?

- Evite ingerir bisfenol-A se estiver grávida ou em fase de amamentação;

- Dê leite materno;

- Prefira mamadeiras de vidro ou que tenham o selo BPA free.

É isso aí mamães, vamos nos movimentar e divulgar a campanha,basta copiar o selo e pode copiar o texto também! Meu filho não merece e o seu? Texto retirado do Blog  Nossa princesinha Sophie Louise....

4 comentários:

  1. Nossa..eu vi a reportagem do fantástico! Dei sorte pq todas as mamadeiras que eu comprei pra Anna não tem o tal do bisfenol..melhor prevenir né?!
    E a Valentina, como está do refluxo? Acredita que a Anna tb tem? creio que não seja como o dela porque ela não tem muitos dos sintomas que a Valentina tem, mas, um dia chegoiu a sufocar!!!Ela faz o mesmo tratamento que a Valentina, Motolium e Label, e eu comprei aquele colchão anti refluxo..ajudou bastante!
    mande notícias quando puder!
    bjs!

    ResponderExcluir
  2. oi querida... ninguém merece isso.
    E agora agente nem pode confiar nas mamadeiras..aff
    Ainda bem que o meu bebe só mama...
    bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Michelle, muito obrigada por ajudar a divulgar a campanha contra o bisfenol em produtos infantis. Acompanhe o tema no http://www.otaodoconsumo.com.br
    Beijos,
    Fernanda Medeiros

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Tudo bom?

    Sou repórter do Jornal da Tarde e estou fazendo uma matéria sobre o bisfenol. Como você aderiu à campanha, gostaria de conversar sobre o assunto.

    Você pode entrar em contato comigo, por favor?

    Meu e-mail é lais.cattassini@grupoestado.com.br e meu telefone é (11) 3856-5178

    Obrigada

    ResponderExcluir

Gostaria muito de saber sua opinião ou sua dúvida.
Por favor deixe seu recado, quando puder responderei!
Muito Obrigada! Volte sempre!!!