terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

30 SEMANAS

Oi, Michelle!
30 semanas de gravidez
Escrito para o BabyCenter Brasil
Aprovado pelo Conselho Médico do BabyCenter Brasil


Boa notícia: agora os pulmões e o sistema digestivo do bebê já estão mais amadurecidos, e ele terá bem menos dificuldades se por acaso resolver dar um susto e nascer antes da hora. Pesquisadores acreditam que nesta fase os bebês enxergam dentro da barriga, mas ninguém sabe ao certo o que eles conseguem distinguir.

Destaques:
Mais sobre como é estar grávida de 30 semanas
Tudo bem continuar mantendo relações sexuais?
Veja como aliviar a falta de ar
Saiba a política das companhias aéreas para viagens
Uma hora feliz, outra só com vontade de chorar?



Os pulmões e o sistema digestivo do seu bebê estão praticamente prontos. O crescimento vai diminuir de ritmo nas próximas semanas (ele mede cerca de 40 centímetros agora), mas ele continuará engordando até nascer.
Esta semana, seu bebê provavelmente consegue enxergar o que acontece dentro do útero, distinguindo claro de escuro e até acompanhando uma fonte de luz. Se você acender uma lanterna perto da barriga, pode ser que o bebê mexa a cabeça para olhar para a luz ou tente pegar o brilho. Há especialistas que acreditam que esse tipo de estímulo seja positivo para o desenvolvimento visual do feto.

Mas não ache que seu bebê terá uma visão perfeita assim que nascer -- recém-nascidos só enxergam bem a uma distância de entre 20 e 30 centímetros. (Mesmo as crianças de visão normal só enxergam com 100 por cento da visão entre os 7 e os 9 anos de idade.) Para arrematar o olhar, seu bebê já tem sobrancelhas e cílios.

Quer saber o que vai acontecer semana a semana?

Receba grátis boletins com informações personalizadas sobre você e seu bebê. É só se inscrever aqui.

O bebê está envolto por cerca de 1 litro de líquido amniótico, mas esse volume vai diminuindo conforme a criança cresce e sobra menos espaço no útero.

Não se assuste se ficar com falta de ar; é só seu útero pressionando o diafragma. Mas há uma luz no fim do túnel. Por volta de 34 semanas de gravidez (ou logo antes do parto, se esta for sua segunda ou terceira gravidez), a cabeça do bebê vai encaixar no seu quadril, nos preparativos para o parto. Quando isso acontecer, vai ficar bem mais fácil respirar.

3 comentários:

  1. Parabéns pelas 30 semanas..tá chegando!!!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns , sua barriga deve estar linda né!
    que bebêzinha mais linda *_*
    bjs ;*

    ResponderExcluir

Gostaria muito de saber sua opinião ou sua dúvida.
Por favor deixe seu recado, quando puder responderei!
Muito Obrigada! Volte sempre!!!